'Foi a primeira corrida dele', lamenta irmã de atleta com morte cerebral após atropelamento em corrida de rua
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Emanuel da Costa Fernandes tinha 26 anos e teve a morte cerebral confirmada por familiares na manhã desta sexta-feira (2). Ele e outros quatro corredores foram atingidos por motorista embriagado na Zona Oeste de Manaus. Emanuel da Costa Fernandes, atleta atropelado e morto em corrida de rua em Manaus
Arquivo Pessoal
O analista júnior Emanuel da Costa Fernandes, de 26 anos, que teve a morte cerebral confirmada na manhã desta sexta-feira (2), participava de sua primeira corrida de rua no momento em que foi atropelado por um motorista embriagado, informou a irmã do jovem, Elizandra Costa.
Emanuel e mais quatro pessoas foram atingidas por um motorista que perdeu o controle do veículo e invadiu o trajeto da 1ª Corrida Nacional do Sesi, realizada na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, na quinta (1°). O acidente ocorreu logo após a largada, por volta das 5h15.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em entrevista à Rede Amazônica, Elizandra da Costa contou que essa era a primeira corrida profissional da qual Emanuel participava, e que ele estava muito empolgado com a experiência.
"Ele já praticava corrida antes, porque ele gostava, mas assim, uma corrida profissional com todos, foi a primeira vez. Ele estava muito feliz, muito entusiasmado pra essa corrida, e aconteceu essa fatalidade no Dia do Trabalhador", disse, com a voz embargada.
A irmã da vítima também clamou por justiça. Para ela, a imprudência do motorista foi intencional.
"Como é que uma pessoa dessas comete uma imprudência dessas no trânsito e sai impune? A gente quer justiça pelo meu irmão, que isso não fique assim", declarou.
O jovem foi uma das vítimas encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado, na Zona Leste, em estado grave. A família informou que ele sofreu politraumatismo craniano e, devido à gravidade do quadro, não chegou a passar por cirurgia. Nesta sexta (2), a equipe médica constatou que o estado era irreversível.
Após a confirmação da morte cerebral, familiares e amigos de Emanuel se reuniram em frente ao Hospital João Lúcio. A namorada do jovem destacou o quanto ele era querido por todos.
"Emanuel era uma pessoa incrível, ele era amado por todos. Tantas pessoas já perguntaram sobre ele, já vieram aqui, prestaram apoio pra mãe dele. Ele era feliz, ele era alegre e contagiava qualquer lugar que ele chegasse", destacou.
Débora contou que o acidente interrompeu os planos de vida que o casal havia feito para o futuro.
"A gente ia iniciar a nossa vida juntos, a gente ia casar, ia ter os nossos filhos, e tudo foi interrompido por uma pessoa imprudente que saiu de casa com a intenção de acabar com a vida de outra pessoa. Quem fez o que ele fez, não fez sem intenção. Eu perdi o amor da minha vida", concluiu, em meio às lágrimas.
ATAQUE: Corpo de criança desaparecida durante pescaria no AM é encontrado; suspeita é de ataque de jacaré
GARIMPO ILEGAL: Operação da PF destrói 21 dragas usadas para garimpo ilegal no Vale do Javari
Cinco corredores são atropelados durante corrida do Dia do Trabalhador em Manaus
Atropelamento
Segundo a Polícia Militar, os atletas corriam pela faixa da esquerda da via, que estava isolada com cones para garantir a segurança do percurso, quando o carro, em alta velocidade, invadiu a pista e atingiu os participantes. O motorista, de 29 anos, foi preso ainda no local e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Todas as vítimas, do sexo masculino, receberam os primeiros socorros ainda no local por equipes médicas do Sesi e foram encaminhadas para hospitais da capital.
O delegado Ivo Martins informou que o teste de alcoolemia realizado no suspeito indicou 0,64 mg/l de álcool no sangue, quase o dobro do limite considerado crime de trânsito.
"Ele estava completamente embriagado e ainda deve prestar depoimento. Nenhuma das vítimas compareceu à delegacia até o momento, o que é compreensível, considerando a gravidade do ocorrido. Ainda assim, as circunstâncias já são suficientes para manter a prisão em flagrante. O motorista vai responder por embriaguez ao volante e por lesão corporal cinco vezes, já que atingiu cinco pessoas", afirmou o delegado Ivo Martins.
O motorista, que estava detido no 19º DIP, foi levado ao Fórum Henoch Reis nesta sexta-feira (2), onde aguarda a realização da audiência de custódia.