Moraes autoriza hacker Delgatti a progredir para regime semiaberto
12/01/2026
(Foto: Reprodução) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (12) que o hacker Walter Delgatti Neto passe para o regime semiaberto.
Delgatti foi condenado por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como a ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Walter Delgatti prestou depoimento à CPI dos Atos Golpistas nesta quinta (17)
Ueslei Marcelino/Reuters
O STF condenou o hacker a 8 anos e 3 meses de prisão por invadir o sistema do CNJ e inserir documentos falsos, como uma ordem de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes "assinada" por ele mesmo.
Em dezembro, ele foi transferido da Penitenciária II 'Dr. José Augusto Salgado', o presídio dos famosos, em Tremembé, para a Penitenciária II de Potim, ainda na região do Vale do Paraíba.
Antes de ser preso pela invasão do CNJ, Delgatti já tinha sido condenado em primeira instância a 20 anos de prisão por hackear autoridades públicas da antiga Operação Lava Jato.
Nesse caso, investigado na Operação Spoofing, o hacker responde em liberdade porque ainda há recursos pendentes na segunda instância da Justiça Federal em Brasília.