Mulher é encontrada morta em barraca na mata da UFAM; companheiro é preso suspeito do crime em Manaus
04/01/2026
(Foto: Reprodução) Mulher é encontrada morta em barraca na mata da UFAM; companheiro é preso suspeito do crime em Manaus.
Divulgação
O corpo de Érica Lopes Xavier, de 39 anos, foi encontrado na tarde de sábado em uma barraca na mata da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. O companheiro dela, identificado como Jonathan dos Santos Bernardo, de 36 anos, é suspeito do crime e foi preso após ter sido agredido por moradores no bairro Coroado, na Zona Sul da cidade.
Segundo a Polícia Militar, familiares de Érica contaram que Jonathan confessou que teria matado a mulher e que o corpo dela estaria no local. Em seguida, eles acionaram a polícia para ir até a área de mata da UFAM, onde o casal vivia em uma barraca, por volta de 17h30.
O corpo de Érica foi encontrado com sinais de asfixia e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Jonathan não foi localizado no local, mas quando os policiais voltavam para a base da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), viram um homem sendo agredido por moradores no bairro Coroado. Ao perceberem a aproximação da viatura, os agressores fugiram.
Testemunhas relataram que o homem agredido seria o suspeito do homicídio. Ele recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde passou por atendimento médico.
Após receber alta hospitalar, Jonathan foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. O caso será investigado pela Polícia Civil, que vai apurar as circunstâncias da morte de Érica e do linchamento.