Rios Taquari e Aquidauana sobem e elevam risco de inundação em cidades de MS
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Enchente em Corguinho
Dois alertas de situação de emergência foram emitidos nesta quarta-feira (4) devido à elevação dos níveis dos rios Taquari e Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. O avanço das águas coloca em risco moradores ribeirinhos e empreendimentos em áreas próximas aos rios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), os níveis registrados indicam que a cota de inundação foi superada nos municípios de Coxim e Aquidauana, com risco de danos materiais e impactos diretos em áreas urbanas e rurais localizadas às margens dos rios. Os dados são dos sistemas de monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA).
➡️ Rio Aquidauana: às 16h desta quarta-feira (4), o nível chegou a 7,22 metros, ficando 8 centímetros abaixo da cota de inundação, que é de 7,30 metros, em Aquidauana;
➡️ Rio Taquari: às 10h30, o rio atingiu 5,01 metros em Coxim, nível considerado de emergência e de inundação.
De acordo com o Imasul, os dados são analisados pela Sala de Situação do Gerenciamento de Recursos Hídricos, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Em Corguinho, que fica às margens do rio Aquidauana, tempestade registrada nos primeiros dias de fevereiro deixou famílias isoladas, destruiu pontes e alagou ruas. A chuva superou em mais de 40% o volume esperado para todo o mês.
Rio Taquari atinge nível de emergência em Coxim
O Rio Taquari atingiu nível considerado de emergência e de inundação, em Coxim. O aumento está relacionado ao volume de chuvas registrado desde o fim de semana em toda a bacia do rio.
Segundo o monitoramento, já há registro de avanço da água sobre áreas próximas ao leito, o que pode agravar a situação caso as chuvas continuem.
"Estamos acompanhando a evolução dos níveis em tempo real. As chuvas persistentes em toda a bacia hidrográfica têm elevado rapidamente as cotas dos rios, aumentando o risco de transbordamentos e impactos diretos às áreas mais vulneráveis", destacou Leonardo Sampoio, gerente de Recursos Hídricos do Imasul.
🌧️⚠️Nos três primeiros dias de fevereiro, Coxim registrou 200 milímetros de chuva, o equivalente a cerca de 94% dos 212 milímetros esperados para todo o mês.
Rio Aquidauana se aproxima da cota de inundação
Em Aquidauana, o Rio Aquidauana se aproxima da cota de emergência, fixada em 7,30 metros. Às 9h, a plataforma automática registrou nível de 6,97 metros. No entanto, medição da Agência Nacional de Águas (ANA) divulgada às 16h, indicou 7,22 metros. O rio subiu quase 30 centímetros em poucas horas.
Os dados indicam risco de transbordamento, com possibilidade de impactos em áreas urbanas e rurais próximas ao rio.
🌧️⚠️Em Aquidauana, o acumulado foi de 129 milímetros, o que representa aproximadamente 82% da média mensal prevista de 157 milímetros.
Previsão aponta continuidade das chuvas
A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) indica continuidade das chuvas nas regiões das bacias dos rios Taquari e Aquidauana entre esta quarta (4) e quinta-feira (5).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de nível “perigo” para o período. Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) classificou o aviso como nível 2 para chuvas intensas.
Defesa Civil pode ser acionada
Diante do cenário, o Imasul recomendou o acionamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil para adoção de medidas preventivas e ações de resposta rápida.
O atendimento da Defesa Civil é ininterrupto e atende ocorrências em toda a cidade. A população deve registrar situações de risco pelo telefone 199.
O Imasul informou que o monitoramento dos rios segue em tempo real e orienta que moradores de áreas sujeitas a alagamentos acompanhem os alertas oficiais e sigam as recomendações da Defesa Civil.
Rio Taquari, em Coxim.
Coxim Agora/Reprodução
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: