Siamesa de SP que foi separada em Goiânia morre na véspera de Natal
25/12/2025
(Foto: Reprodução) Aruna Rodrigues no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia
Reprodução/Instagram de Kiraz e Aruna
A siamesa de São Paulo Aruna Rodrigues, que foi separada da irmã Kiraz em Goiânia, faleceu na véspera de Natal. Nas redes sociais, o médico Zacharias Kalil publicou uma nota de falecimento nas redes sociais desejando que Deus conforte os corações dos pais e de todos os familiares.
"Hoje, Deus resolveu aliviar o sofrimento da Aruna e a levou para perto de sua irmã Kiraz. Uma dor imensa para todos nós, especialmente para essa família que lutou com coragem, fé e amor pelas suas gêmeas siamesas", escreveu o médico.
A publicação foi feita na noite desta quarta-feira (24). As irmãs foram separadas no dia 10 de maio deste ano em uma cirurgia de 19 horas de duração (veja o vídeo abaixo). Pouco mais de uma semana depois, a família anunciou a morte da siamesa Kiraz.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Siamesas separadas em Goiânia estão entubadas na UTI após cirurgia de 19 horas
Nas redes sociais, o pai de Aruna, Alessandro Rodrigues, gravou um vídeo para comunicar a morte da filha. Segundo ele, a menina havia saído da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hecad (Hospital Estadual da Criança e do Adolescente) e foi para o quarto da enfermaria, onde pegou uma infecção seguida de um vírus, o que complicou seu quadro de saúde.
"A neném passou por vários procedimentos, várias cirurgias, e ela conseguiu superar todas. Infelizmente, ela não superou essa última, que foi essa saída da UTI para o quarto", disse.
LEIA TAMBÉM:
SEPARAÇÃO: Siamesas de São Paulo unidas pelo tórax, abdômen e bacia passam por cirurgia que tem previsão de mais de 15 horas de duração em Goiânia
CIRURGIA: Siamesa de SP que foi separada em Goiânia passa por cirurgia e está na UTI
KIRAZ: Morre uma das siamesas de São Paulo separadas em Goiás, diz pai
Siamesas Kiraz e Aruna, unidas pelo abdômen e bacia, passam por consulta em Goiânia, Goiás
Reprodução/Gabriel Botelho
Ainda de acordo com ele, o corpo de Aruna deve sair de Goiânia na manhã desta quinta-feira (25), com previsão de chegar à noite em Igaraçu do Tietê, em São Paulo.
Cirurgia de separação
As imãs passaram pela cirurgia de separação, com 1 ano e seis meses. O procedimento contou com a participação de 16 especialistas e com uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais, segundo o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).
As siamesas duas eram unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Na época, em entrevista à TV Anhanguera, o cirurgião pontuou a parte mais complexa do procedimento.
Gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de 1 anos e 6 meses, de São Paulo, passam por cirurgia em Goiânia, Goiás
Reprodução/Redes Sociais
“A maior preocupação que eu tive foi em relação à parte do tórax. Nós tivemos que dividir aquela membrana do coração, e quando você abre, expõe os dois corações", disse.
As crianças são naturais de Igaraçu do Tietê, em São Paulo. Segundo o Hecad, o processo cirúrgico contou com mais de um ano de planejamento. As irmãs foram acompanhadas desde os primeiros meses por Zacharias Calil.
Morte de Kiraz
A irmã de Aruna, Kiraz, morreu dias depois da cirurgia de separação, em maio deste ano. Na ocasião, o hospital informou que Kiraz passou por uma série de exames para comprovar a morte encefálica.
Kiraz foi separada da irmã Aruna após viajarem de São Paulo para Goiás
Reprodução/Redes sociais
Nas redes sociais, o perfil dos pais dedicado às gêmeas publicou: "Descanse em paz, filha!". Desde a morte da irmã, Aruna já passou por alguns procedimentos, sendo que o último divulgado pelos pais nas redes sociais aconteceu em outubro.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás